quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MITOS NÃO MORREM !

Ao chegar em casa na semana passada e ligar o receptor de tv e ir cuidar da vida, minha filha mais nova Luana me alertou que naquele momento era anunciada a morte de NELSON MANDELA, naquele momento, meu coração se fez apertar e meus olhos a lacrimejar, foi neste momento que percebi o quanto me envolvia tão figura,  que naquele momento não era apenas um companheiro de luta contra todos as práticas de preconceitos e sim um mito. Iniciei minha militância social no GRUPO DE UNIÃO E CONSCIÊNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - GRUCON EM 1995, por esta origem de luta, não foi estranha minha reação, contudo, o sentimento que me tomou parecia algo que só sentimos quando perdemos um pai que nos era próximo e MANDELA se tornou isso, um pai, um avô. Fazendo uma reflexão sobre a vida deste mito e a de outro, ZUMBI dos PALMARES, não tenho dúvida que ambos foram forjado no mesmo fogo, pois ambos, escolheram a luta a submissão, Zumbi nasceu livre e apesar do certo conforto que viva, optou por se tornar líder para dá a outrem as mesmas oportunidades que ele vivia sobre a guarda do Padre Melo na Vila de Porto Calvo (No atual Estado do Alagoa), Mandela, o primeiro do seu Clã a estudar, optou por continuar preso ao desistir daquilo que acreditava, que seu povo tinha por natureza o direito a liberdade e escolher seu próprio futuro numa terra onde os brancos eram e continuam sendo usurpadores . Essa postura de ambos nos remete a dizer o quanto foram diferentes dos que hoje se julgam lideres, esses sim, foram e continuaram sendo mitos. A fala do presidente do EUA onde o mesmo disse que jamais se igualará a Mandela é real, nem ele, e nenhum outro no planeta, a África berço da humanidade talvez a partir deste momento,  ressurgirá como centro do mundo, ainda que não seja pela economia, pela tecnologia, pela letras, pela filosofia, pela arte, pela arquitetura, não tenho dúvida que será pela moral, pois na África do Sul, se fez presente a totalidade das principais nações do mundo, se esses homens e mulheres que lá estiveram não aprenderam nada com a vida e luta deste homem, não tenho dúvida que o mundo estará literalmente perdido.

Obrigado Mandela !

Nenhum comentário:

Postar um comentário